quarta-feira, 6 de abril de 2016

Prefácio do livro por André Otávio Vieira de Mello


O “Ambientalista, uma aventura mística em Balneário Camboriú”, é como um pêndulo que hipnotiza o leitor.
Com a delicadeza de suas palavras e a nossa rica cultura local, despida entre poemas e histórias, Jimenez projeta uma nuance mágica em nosso inconsciente que nos faz resgatar sentimentos de íntima e secular relação com a Mãe Natureza.
Sua narrativa é a maior revelação literária socioambiental de nossa cidade.
A autora nos transporta para um ambiente onde tudo pode – e vai – acontecer. Mescla pedagogia ambiental, aventura, boas práticas e transcendência, embalados pela força quântica que sopra suavemente das Praias Agrestes.
Descortina o universo da natureza em suas mais belas formas. Notícias, presságios, resenhas e mensagens de um mundo realista e imaginário onde as fronteiras se esgarçam e já não encontram limites entre as personagens e entre o real e a suposta fantasia.
A experiente escritora envolve o leitor num mundo de causas e consequências, de escolhas e possibilidades. Tece, com sabedoria ímpar, assuntos cotidianos e conflitos sociais.
Confronta temas remotos e contemporâneos, remetendo sempre o leitor a uma profunda reflexão. Para coroar,arremata com um romance jovial, delicado, envolvente, questionador, saudável, alegre e sempre adornado por sutis diferenças culturais e sonhos mútuos, como a vida deve ser.
Nesta obra, a autora é a guia ambiental que circula entre o mar, as orquídeas raras, árvores centenárias, fauna, flora e torres de uma cidade adensada, que ainda aprende a se relacionar com o ambiente onde está inserida. Revela estatísticas e lições que passeiam pelas páginas do seu livro
e ecoarão intergerações, sem perceber que é sua alma e o espírito da Floresta que estão cristalizados no Ambientalista.
Derramada, apaixonada, liberta e implacável na defesa e preservação dos valores que devem nortear nossas atitudes, o desenvolvimento harmonioso da nossa cidade e das incomparáveis Praias Agrestes. Deixa palavras de esperança grafadas na areia da praia. Fé em nossos corações.



Nota: André Otávio Vieira de Mello é Promotor de Justiça da 5a. Promotoria de Balneário Camboriú, SC, atuando na área do meio ambiente e planejamento urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário