segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resenha do livro pela Profa. Eliane Virtuoso Cardoso

Sou Coordenadora Pedagógica em uma escola do campo no interior de um município de Dona Emma - SC.
Na semana passada estive no Encontro Regional de Educação Ambiental em Agronômica e lá estava também seu amigo, professor Fábio que nos contou lindas histórias e falou de tantas outras. Eu pedi para adquirir seu livro que estava lá amostra. Ele, Fábio, disse que estes eram para sortear. E eu fiquei muito feliz pois ganhei o seu livro:"O Ambientalista". Uma obra certamente de uma inspiração incrível. Parabéns pela linda obra!
Esta obra pode inspirar muitos adolescentes e jovens pelo Brasil afora. Vou usar o livro para contar a história em capítulos...
Ela comove pela genialidade com que a narrativa nos apresenta Balneário Camboriú, através do olhar da gente humilde que se preocupa com os rumos que a degradação ambiental vem tomando. Atitude de quem realmente ama o lugar onde vive.
Também de forma especial mostra como as pessoas podem se apaixonar pela natureza quando dela se aproximam. A partir de então as coisas mundanas se tornam insignificativas, a moda, a internet, as festas, as redes sociais...
 Em nossa escola estamos trabalhando a Olímpiada de Lingua Portuguesa com o Tema: "O lugar onde vivo". Ao longo das oficinas os alunos produzirão poesias, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião sobre o tema e, também estamos desenvolvendo um projeto de sustentebilidade na escola, onde trabalhamos diversos temas relacionados ao meio ambiente. A sua obra "O ambientalista" vem de encontro aos nossos anseios de melhorar nosso ambiente.Ela nos convida a fazer algo pelo lugar onde vivemos, nosso planeta terra. E no entanto, nossas ações devem começar em nossa casa, nossa comunidade, vila, rua, escola, bairro... e servir como exemplo para outras pessoas.

Nota: Elaine Virtuoso Cardoso leciona na EEB Professora Maria Angélica Calazans em Dona Emma, SC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário